Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Novo Peso em 23 dias de dieta

Menos meio quilo. Poderia dizer que estou desanimada? Não. Depois de décadas fazendo dieta, já me acostumei que, com o passar do tempo e da dieta, a gente vai perdendo menos peso a cada semana. Seja porque aumentam os carboidratos, seja porque o corpo vai se acostumando, seja por causa da minha idade: já não sou mais a menininha que deveria ter aproveitado a juventude para manter a forma. De todo modo, perdi peso. Eu, que há 23 dias precisava perder 41,5 Kg, hoje preciso perder 38,5Kg. Perdi o equivalente a 6 potes de manteiga de 500g. Coloquei os seis potes em cima da mesa, com a minha imaginação enchi de gordura e vi... meninos, eu vi... é muita gordura perdida!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Vou continuar a dieta... estou animada... nada me faz desistir! Obrigada a vocês, que me visitam e apoiam meus passos e meu esforço! Beijo no coração!

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Vigésimo dia!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Gente, gostaria de dividir com vocês um prato que eu adoooooooooro e que inventei uma versão ontem para comermos, eu e minha filha. Pizza!!!!!!!!!! Utilizei farinha de centeio e farinha de aveia, que possuem menos carboidratos que a de trigo, para fazer a massa. Vejam a receita:
4 colheres de sopa de farinha de aveia
4 colheres de sopa de farinha de centeio
1 colher de manteiga
1 ovo
duas colheres de sopa de creme de leite (morno)
1 colher de sopa de queijo ralado
1 colher de sobremesa de fermento granulado biológico (para pão)


Misturei a farinha de aveia com o ovo, a manteiga, o creme de leite e o queijo ralado, até ficar uma massa mole e homogênea. Depois, coloquei o fermento e mexi mais. Coloquei a farinha de centeio, para endurecer mais um pouquinho e continuei a mexer para ficar bem misturado. Não deixei ficar com a consistência da massa de pão normal.

Untei uma forma retangular pequena com manteiga e fui colocando e espalhando a massa da pizza na forma com a colher.
Depois coloquei no forno bem baixo por uns 10 minutos para crescer um pouco a massa. Em seguida, subi a temperatura do forno para alto e deixei por mais 15 minutos. Coloquei o molho feito com cebola frita, tomate e meia colher de extrato de tomate, cobri com queijo muzzarela, peito de peru defumado e mais um pouco de queijo, polvilhei orégano (que eu adooooooooooro) e coloquei no forno de novo para que o queijo derretesse. Dá pra ver a delícia do resultado!


Amanhã, 21 dias e pesagem. Já estou sentindo bastante diferença em algumas roupas. Será que é impressão minha?



domingo, 20 de janeiro de 2013

Nova Semana... novo peso!

Desculpem a demora, mas aqui estou eu de volta! Quero dividir com vocês minha alegria de ter perdido mais peso... menos 1kg. Hoje resolvi elaborar um calendário para melhor visualizar o andamento do processo. Nele, coloco o dia do início da dieta e o peso que ainda preciso perder no início de cada semana.


Quanto à dieta, continuo firme e até saí com meus amigos para algumas happy hours! Sempre observando a quantidade de carboidratos que posso comer no dia, óbvio!
Agora, nesta semana, já posso ingerir, por dia, 30g de carboidratos. Comprei uns biscoitos que possuem 16g o pacote com 06 unidades, geleia de morango, com 5g numa colher de sopa (para passar nos biscoitos)... Ah, também compramos chocolate 85% na Cacau Show: 3 quadradinhos têm apenas 5g de carboidratos. Querendo, dá pra adoçar com o Equivalent (adoçante que parece açúcar de confeiteiro, muito bom para preparar sobremesas). E, é claro, queijos diversos e ovos! Estou virando uma ratinha...kkkkkkk.
Até a próxima!

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Décimo Dia... Em frente!

Olá! Mais um dia... Como disse no início desta maratona, farei como o pessoal do AA: um dia de cada vez, contando com a ajuda e o apoio dos amigos e da minha família. Quero deixar registrado que o apoio maior me vem sendo dado pela Gabi, minha filha! Ela também está fazendo a dieta e, embora precise perder bem pouquinho, tem uma determinação bem grande. Muito bem! Estou utilizando seu exemplo de determinação e  lutando para fazer tudo direitinho. Hoje comemos galeto no almoço e queijo durante o dia. Gabi experimentou fazer as receitas da queijadinha e da cocadinha, as quais já citei em outros dias. Ficou tudo uma delícia: comemos hoje à noite. Estou animada para o dia de amanhã, pois fizemos mais compras hoje. Um abraço grande a vocês, que me apoiam. Estou louca para que chegue sábado novamente: quero ver a quantas anda o meu peso!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Nono dia!!!!!!!!!!!!

Olá!!!!!!! Embora saiba que estou apenas no começo, já me sinto uma vencedora! Cheguei ao nono dia sem problemas com a dieta. Não sinto fome, não sinto vontade de comer nada que esteja fora do cardápio. Acho, principalmente, que seja mesmo porque estou brincando com as receitas na cozinha. Tenho que confessar que estou gostando dessa brincadeira de inventar receitas. Estamos melhorando cada uma delas, experimentando, para poder postar. Hoje comi peixe e salada de alface no almoço. Durante o dia, queijo prato, queijo coalho assado... adoro queijo! Estou planejando fazer um bolo, utilizando farinha de centeio ou de aveia... Vamos ver!... Até breve!!!!! Obrigada pela sua companhia e apoio!

domingo, 13 de janeiro de 2013

Segunda Semana! - Oitavo Dia de Dieta

Olá!!!!!!!!!!! Iniciamos hoje a segunda semana! Passou bem rápido e sequer estamos sentindo, animadas todos os dias com as novas receitas e as invenções na cozinha. Hoje fizemos frango com cubinhos de tender gratinado. Ficou uma delícia!!!!!!!! Inventei com o restante do galeto que sobrou de ontem e um pouco de tender que ainda tinha.
Fiz assim:

  • Desfiei o frango e cortei o tender em cubinhos (um pedaço pequeno de tender).
  • Depois, cortei uma cebola em rodelas e coloquei numa panela com manteiga para dourar.
  • Juntei o frango desfiado e os cubinhos de tender e refoguei tudo, junto com a cebola.
  • Desliguei o fogo.
  • Juntei duas colheres de queijo raladio, pequenas fatias de queijo Gruvière e misturei tudo.
  • Coloquei uma lata de creme de leite e misturei de novo.
  • Untei um refratário redondo e coloquei tudo dentro dele.
  • Polvilhei com bastante orégano e cobri com fatias de queijo prato e um pouco mais de queijo ralado.
  • Levei ao forno por uns vinte minutos e servi.

Achei  uma delícia e minha filha disse que estava perfeito!
Devemos contar aproximadamente 1g de carboidrato nesta receita! Não é uma maravilha?

Aqui vai um link para um site que disponibiliza um texto de consulta de carboidratos. Tem uma tabela no anexo 2 do documento:

http://www.sonutricao.com.br/downloads/carboidratos.pdf

sábado, 12 de janeiro de 2013

Sétimo Dia - Dia de Pesagem!

Não pude estar aqui ontem e anteontem, porque deu um bug no meu comp! Mas não parei a dieta! Ontem fui a uma festa com minha filha e minha mãe e resistimos bravamente a muitos quitutes gostosos. Graças a Deus, encontramos uma garçonete delicada que nos ofereceu refrigerante diet. Melhorou para nós, é claro! Como era um jantar, havia carne e pudemos comer alguma coisa. Quero dizer que estava delicioso! Foi muito legal. Hoje, como é o sétimo dia da dieta, é dia de nos pesarmos. Tanto eu como minha filha perdemos 1,5 Kg!!!!!!!!!!!!!! Vocês têm ideia do isso significa? São três potes de 500g de manteiga que perdemos. Será? Sabemos que na primeira semana perdemos mais água que gordura, mas água acumulada no organismo também não é bom. De todo modo, uma vitória que nos anima a seguir em frente. A ilustração de hoje mostra nosso almoço do sétimo dia. Para comemorar!!!!!!!!!!! Vamos fazer a cocadinha do site "Recitas 0 carbo". Fizemos a queijadinha, que foi um sucesso. Delícia mesmo. hoje será o dia da cocadinha. Postarei aqui o resultado. Obrigada pelos e-mails de força que temos recebido de muitos amigos. Tenham certeza de que estão nos auxiliando muito na nossa luta! Um abraço!

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Quarto dia de vitória!


Alô!!!!!!! Hoje já é o quarto dia! Passou rápido. Ainda estamos às voltas com as receitas novas. Estamos querendo experimentar a cocadinha - uma receita que vimos no "Receitas 0 carboidratos" (http://sandraleid.blogspot.com.br) um blog maravilhoso de receitas e depoimentos! Passei o dia no queijo e na carne. Tomei também o chazinho de frutas vermelhas misturado na água com gás, com um pouquinho de adoçante (virou um gostoso refrigerante! rsrsrsr). Comemos mousse de abacaxi - delícia - e estamos satisfeitas (eu e minha filha). Mais tarde vamos fazer mais mousse e verei se tiro uma foto para postar. Continuo ansiosa para me pesar no domingo! Um abraço e vamos em frente!

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Terceiro Dia!!!!!!

Estou muito satisfeita. A dieta está sendo um sucesso e muito fácil de ser seguida. Hoje, pela manhã, lanchei no trabalho: queijo e presunto. Fui almoçar fora com minha filha no Capixaba, um restaurante aqui da cidade. Comi carnes de vários tipos, omelete e salada de feijão verde. Como havíamos encontrado muitas receitas com baixo teor de carboidratos, fomos novamente - eu e minha filha - ao supermercado comprar alguns itens, novos em nossa alimentação de agora em diante. Agora à noite belisquei alguns queijinhos, tomei chá de frutas vermelhas zero carbo e estou sem um pingo de fome e sem um pingo de ansiedade, também. Mas não posso negar que não vejo a hora de me pesar no próximo domingo, para ver quanto perdi. Estou urinando mais e tenho certeza de que perdi medida, dá pra perceber em certas roupas. No entanto, quero deixar registrado que o que está me animando mais é a possibilidade de criar um monte de receitas que irei experimentar e depois postarei aqui. Podem servir para outras pessoas que fazem a mesma dieta. Uma mão lava a outra e juntos fazemos mais agradável a situação em que nos encontramos: de controle e perda de peso. Até amanhã!

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Algumas explicações do Dr Atkins


De acordo com o Dr. Atkins (s/d, p.33):
Estar em cetose significa simplesmente que você está queimando seus depósitos de gordura e usando-os como fonte de combustível, o que é a função deles.Quando seu corpo libera cetonas - o que faz na respiração e na urina - há aí prova química de que você está consumindo a gordura que acumulou. Mais uma vez, repito,para dar ênfase: Quando a pessoa, numa dieta segura baixa em carboidratos como a que proponho, libera cetonas, ela se encontra no estado de derretimento de gordura conhecido como CDB, ou cetose/lipólise, que é simplesmente o caminho mais eficaz jamais descoberto para torná-la esbelta”

Continuando o 5º Capítulo de seu livro, o Dr. Atkins explica por que a cetose funciona:
“A cetose é o inverso das trajetórias biológicas envolvidas na obesidade. Você deve lembrar-se de que a insulina estava presente para converter em acúmulo de gordura corporal todo o seu excesso de carboidratos. Ganhando você mais peso, o pâncreas liberava mais insulina para executar esse processo.A maioria dos obesos fica tão competente em liberar insulina que seu sangue jamais está livre dela e, mesmo à noite, quando a perda de peso ocorre de forma mais natural,eles ainda não conseguem consumir seus depósitos de gordura. No corpo que funciona normalmente, os ácidos graxos e as cetonas são liberados dos tecidos adiposos e convertidos em combustível durante as horas de sono. O obeso, porém, tem excesso de peso porque os altos níveis de insulina impedem que esse processo ocorra em seu corpo.Ora, com pouquíssimo carboidrato na dieta, seus níveis de insulina se tomarão normais - talvez pela primeira vez em anos, ou décadas.
Já em 1971 os Drs. Neil Grey e David Kipnis demonstraram convincentemente que os níveis de insulina caem à medida que se reduz a ingestão de carboidratos. Quando caem para os níveis cetogênicos, não pode ser mais detectada qualquer anormalidade na insulina. Numerosos estudos, realizados nas duas últimas décadas, confirmaram que os níveis de insulina baixam com dietas cetogênicas.  Na cetose você queima a gordura armazenada pela insulina ao ser iniciado o ciclo da obesidade, gordura esta que fornece energia ao cérebro e a outros órgãos vitais.A razão por que a CD B pode ocorrer tão naturalmente, se você conhece o "segredo" para liberar esse poder latente, é que o corpo fabrica substâncias específicas para manter e facilitar o processo. Já na década de 1960 três pesquisadores ingleses, Dr. T. M. Chalmers, Professor Alan Kekwick e Dr. G.L.S. Pawan, […] isolaram a mais importante de todas, a Substância Mobilizadora de Gordura (SMG), na urina de animais e seres humanos que iniciaram dietas cetogênicas praticamente sem nenhum carboidrato. Ao injetar essa fração urinária em animais e seres humanos que não faziam a dieta, os pacientes perderam peso sem dieta.Posteriormente, vários pesquisadores descobriram outras substâncias que produzem efeitos semelhantes, identificando uma classe de compostos denominados de mobilizadores de lipídios.Presumivelmente, acontece que, na ausência de carboidratos para fornecer combustível ao corpo, é enviado um sinal que dá início a uma sinfonia de mobilizadores de lipídios. A queima de gordura acumulada, na ausência de carboidratos ingeridos na dieta, constitui um mecanismo natural do corpo - o mesmo processo que mantém vivos os animais que hibernam -, e o corpo fornece substâncias mensageiras naturais que asseguram que o processo de mobilização da gordura deflagrado pela cetose ocorre suavemente e é auto-sustentável. No seu caso, isto é uma espécie de utopia biológica. Logo que você atinge um estado em que a mobilização da gordura é sustentada por substâncias capacitadoras transportadas pelo sangue, o processo de perda de peso torna-se tão indolor e isento de fome como "comer de forma natural" ocorria nos dias em que você ganhava peso.

http://www.dietadratkins.com/leia-e-baixe-gratis-o-livro-a-nova-dieta-revolucionaria-do-dr-atkins/

Segundo dia!


Boa tarde! Aqui estou eu, de novo: firme e forte no propósito de perder os quilos que me são incômodos. Ontem, terminei o dia jantando fatias de tender com queijo e tomando meu café. Hoje de manhã, antes de sair para o trabalho, tomei meu cafezinho com uma bela porção de queijo frito. Para o almoço, frango assado, quer dizer, peito de frango assado, tipo parmegiana, mas sem tomate. Minha filha vai fazer mousse de novo hoje, para poder sobremesar amanhã (rs)... mousse de uva. Para o jantar, creio que vou repetir o jantar de ontem: tender e queijo. Para beber, além da água que tomo o dia inteiro, vou tomar água com gás, de que gosto muito. Estou superanimada e seguindo a Atkins direitinho.
Falar nisso, qualquer dúvida sobre a dieta, podem perguntar que estarei disposta a tentar responder. Mais tarde, postarei alguns detalhes de como esta maneira de fazer os quilinhos desaparecerem funciona, de acordo com o Dr. Atkins. Até breve!

domingo, 6 de janeiro de 2013

Primeiro Dia!

Bom dia! Hoje é o primeiro dia de minha perda de peso. Ontem fiz as compras com minha filha, que está me dando muito apoio. Compramos tudo o que fosse "zero-carbo". Também vi meu peso: inacreditáveis 98,5 Kg! Não sei se todos conhecem a "dieta revolucionária do Dr. Atkins". É uma dieta muito polêmica, mas a única até hoje que nos dá a liberdade de comer em quantidades ilimitadas (assim o corpo aguente, é claro!). Mas só a certeza de que "posso comer o quanto quiser" daquele alimento já produz em mim um certo alívio, uma tranquilidade. Ou seja: inicio a dieta sem ansiedade, que é o meu maior problema. 
Hoje de manhã já comi ovos com queijo derretido e tomei meu café com adoçante. Minha sobremesa já está pronta: mousse de framboesa! Depois vou colocar a receita. Para o almoço, vamos comer churrasco de cupim feito em casa e salada de alface com orégano. 


A dieta funciona em quatro fases:
A primeira, que dura 14 dias, chamada de fase da indução, reduz a 20 gramas diárias a quantidade de carboidratos ingeridos. Proteína à vontade. Ou seja: carne, ovo e queijo! Estas duas semanas servem para que o organismo entre em cetose (não acidocetose!) e comece a queimar a gordura, ajudando o metabolismo.
A segunda fase é a da perda contínua de peso. A cada semana, devem-se somar 5g de carboidratos ao dia, medindo a perda de peso com uma fitinha comprada na farmácia. Esqueci agora o nome. Depois posto.
A terceira fase é a da pré-manutenção, quando descobrimos qual quantidade de carbidratos ingerimos para continuar a perder peso ou para não perder mais.
A quarta é a da manutenção. Ao descobrir a quantidade ideal de carboidratos para que meu organismo mantenha o peso e não ganhe mais, mantém-se a dieta e adeus obesidade!
Para entender direitinho, há download do livro com a dieta: "A nova dieta revolucionária do Dr. Atkins".
Os amigos fiquem tranquilos: não vou deixar de comer verduras!
IMPORTANTE: consulta ao médico!
Outra coisa importante: vou fazer como os participantes do AA - tudo só por hoje! Estou confiante de que dará certo. Até mais!

sábado, 5 de janeiro de 2013

Apresentação

Esta sou eu, agora. Muito prazer! Resolvi começar este Blog porque resolvi começar uma dieta. Quero me sentir acompanhada nesse processo. Pode ser que isso ajude, como me disse minha filha. Tenho 49 anos de idade e há muito tempo não estou nada feliz com este corpinho. Sinto-me cansada de carregá-lo por todos os lugares onde vou e não consigo sentir-me bem com roupa alguma. Nem gosto mesmo de comprar roupas. Costumo dizer que, se experimentar, não compro. E é verdade. Só de olhar no espelho e ver que nada me cai bem, já decido desistir. Mas nem sempre foi assim. Houve uma época em que eu estava em paz com a balança. Não que tenha durado muito tempo... Quero voltar a fazer as pazes com ela. Por isso, em vez de ter decidido desistir, hoje decido iniciar uma nova versão de mim mesma: mais leve! E, para isso, resolvi utilizar a dieta do Dr. Atkins. Os 14 dias iniciais são muito importantes e serão postados aqui, bem como o acompanhamento de todo o processo com as fotos. Estou confiante e certa de que conseguirei chegar à minha meta.